Histórico

O Instituto Cultural Para Educação Nacional de Arte – INCENA, sob CNPJ 08.653.888/0001-73, constituído por Josué Costa em 2002, foi  registrado em 04 de março de 2006, com o objetivo de preparar novos profissionais para o mercado, de teatro, cinema e TV, dança, música, oratória e muitos outros cursos voltados para educação e cultura. A Professora e Coreógrafa Leila Liz faz parte do Projeto desde o começo, colaborando até hoje para o seu desenvolvimento e crescimento em todas as vertentes. Os Professores Sérgio Helal (Atualmente faz parte da equipe de colaboradores essenciais) e Magno Abreu, convidados, fizeram parte do primeiro ano de atuação da Instituição.

O INCENA surgiu através de reuniões de jovens artistas e educadores maranhenses, que buscavam espaços alternativos para realizarem projetos artísticos voltados para ações sociais em uma sociedade onde os preconceitos são muitos e a falta de capacitação e comunicação humanas é muito grande.

O objetivo do INCENA é desenvolver em todo o Brasil, nas Comunidades, Universidades, Escolas Públicas, Praças, Teatros, espaços alternativos e em suas próprias instalações projetos de diferentes vertentes, no intuito de valorizar cada indivíduo do território nacional. Para isso conta com a sensibilidade de admiradores e patrocinadores brasileiros e de várias regiões do mundo, das embaixadas internacionais e de todos aqueles sensíveis à missão de expandir Educação e Cultura com elo de construção humana.

Ser um espaço cultural, um laboratório das Artes e das mídias TV e Cinema gera oportunidades reais para crianças, adolescentes, adultos e idosos como parte de uma sociedade transformadora; uma organização que funcione como um pólo de produção cultural e de distribuição de oportunidades conquistadas através de parcerias, apoios e patrocínios; Promover atividades nos campos da educação, cultura, cidadania e desenvolvimento humano em prol da melhoria da qualidade de vida e da justiça social; Capacitar os jovens dessas comunidades produzindo, veiculando, exibindo e distribuindo cultura através da produção local.

O INCENA, ciente da relevância que representa hoje o seu papel social como instrumento de Educação e Cultura para Os Estados do Maranhão e do Pará, além da visão e missão global abrangendo o Brasil e boa parte do mundo, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público — OSCIP que funciona como polo de produção cultural e de distribuição de oportunidades conquistadas através de editais, parcerias, apoios, doações e patrocínios.

Milhares de alunos já passaram pelo INCENA e mais de 100 produções de Peças Teatrais já foram realizadas com o objetivo capacitar nossos alunos e toda a nossa equipe de trabalho. Em sua grade, além do curso regular para atores, com duração de três anos, a escola oferece cursos de Música, Teatro Musical, Cinema, Dança, Oratória, Influência Digital e Workshops.

O INCENA, atualmente tem três unidades, a Matriz e uma Filial em São Luís MA e outra Filial em Belém PA

Em breve será a inauguração de um Teatro Próprio para utilização principalmente pelos alunos em Centro Histórico de São Luís.

Semestralmente são realizados Mostras, Festivais e Jornadas Culturais, com peças teatrais, curtas-metragens, leituras dramáticas, espetáculos de dança, recitais de música, mostras de vídeos, sempre realizados por alunos e professores com produção e equipe técnica do INCENA. Nossos alunos também atuam em Peças Teatrais, Filmes, Campanhas Publicitárias, produzidos pela Escola, Agências e Produtoras parceiras.